Plano de Educação Ambiental

Sobre o plano de Educação

O projeto “Caminho das Águas para a Sustentabilidade: Elaboração participativa do Plano de Educação Ambiental do Comitê das Bacias Hidrográficas da Serra da Mantiqueira” foi desenvolvido entre 2024 e 2026, por meio de um conjunto de ações voltadas à mobilização da população e das instituições do território para a construção participativa deste Plano e para o fortalecimento de iniciativas de educação ambiental, especialmente relacionadas à preservação dos recursos hídricos e às especificidades do contexto local.

No total, foram realizados 53 eventos, que reuniram aproximadamente 1.316 participantes e contaram com o apoio de 35 instituições.

Para orientar a construção participativa do Plano, o projeto foi organizado em quatro eixos articulados e interdependentes: 

voltado ao fortalecimento
institucional e à integração dos atores;

que subsidiaram, com
base no conhecimento do território, a formulação do marco operacional do Plano;

destinada à formação e ao empoderamento de educadores ambientais
e da sociedade em geral;

voltado a garantir a qualidade metodológica, a coerência entre os eixos e a análise crítica da experiência.

OBJETIVO GERAL

Promover a educação ambiental no território da UGRHI-01 para potencializar a gestão participativa e integrada dos recursos hídricos no contexto das mudanças climáticas.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS
1. Subsidiar o direcionamento e a articulação de iniciativas de educação ambiental realizadas no território da UGRHI-01, por instituições da sociedade civil, do setor público e
do setor privado, a partir do conhecimento construído coletivamente durante o processo de elaboração do PEA;


2. Incentivar o protagonismo cidadão e das comunidades escolares na promoção de práticas que sensibilizem e instiguem mudanças culturais necessárias para a garantia da
qualidade de vida no território da UGRHI-01, considerando aspectos fundamentais para a transição para sociedades mais sustentáveis e resilientes;

3. Estimular a integração regional e a governança colaborativa por meio da formulação,
da implementação, do monitoramento e da avaliação de políticas públicas, projetos e
ações de Educação Ambiental realizadas no território da UGRHI-01;


4. Subsidiar o CBH-SM na tomada de decisões para a indicação de ações e projetos de
Educação Ambiental a serem realizados no território da UGRHI-01, especialmente financiados com recursos do Fundo Estadual de Recursos Hídricos (Fehidro).