CAPACITAÇÃO

Materiais para download, cursos capacitatórios e conteúdo para sociedade.​

CURSOS

AGÊNCIA DE ÁGUA: O QUE É, O QUE FAZ E COMO FUNCIONA

Neste curso, você conhecerá os aspectos ligados ao histórico e aos arranjos organizacionais que dizem respeito às agências de água, por meio do reconhecimento de experiências, ferramentas de gestão e dos seus principais desafios.
Novidade

RELATÓRIOS DE SEGURANÇA DE BARRAGENS

Neste curso você verá como as barragens funcionam e são construídas, classificadas e avaliadas e compreenderá como diferenciar seus principais componentes e os problemas mais comuns que ocorrem.

CIÊNCIA POLÍTICA APLICADA À GESTÃO DE RECURSOS HIDRÍCOS

Neste curso, você compreenderá os elementos fundamentais para as possibilidades e limites da governança democrática. Nele são apresentados os aspectos indispensáveis ao funcionamento do federalismo no sistema político brasileiro.

Aprendizado

Trilha de Aprendizagem – Comitês de Bacias Hidrográficas e Conselho de Recursos Hídricos

Nessa trilha de aprendizagem sobre comitês de bacias hidrográficas e conselhos de recursos hídricos, as pessoas interessadas verão os principais conhecimentos e habilidades necessários para atuar em comitês de bacia, escolhendo o que precisam ou tem interesse naquele momento.

Trilha de Aprendizagem – Segurança de Barragens

Por meio desta trilha de aprendizagem são disponibilizados materiais sobre o tema de segurança de barragens, em diversas linguagens e níveis de aprofundamento, seguindo uma lógica de disposição e de oferta. Tudo isso estruturado um percurso educativo, pensado com base nas competências dos órgãos promovendo o aprimoramento de conhecimentos.

Trilha de Aprendizagem – Uso de água na Irrigação

A irrigação é o maior uso da água no Brasil e no mundo e tem sido objeto de estudos próprios da ANA em parceria com instituições de referência, como a Conab, a Embrapa e o IBGE. Organizamos aqui o conteúdo desta trilha de aprendizagem a partir de diversos cursos, vídeos, conteúdos interativos e publicações para você saber mais sobre a agricultura irrigada no Brasil.

Outros

Plano de Capacitação em Regulação no Saneamento (2021-2024)

Segurança de Barragens de acumulação de Água