Entre os dias 26 e 28 de junho, o Comitê das Bacias Hidrográficas da Serra da Mantiqueira esteve presente no Workshop Fehidro, que aconteceu na cidade de São Pedro, interior de São Paulo. O Comitê foi representado pelo Secretário Executivo, Engº Nazareno Mostarda Neto. 

O evento que reuniu os Colegiados de todo o Estado, teve como objetivo a troca de experiências entre os mesmos, oportunidade em que puderam apresentar alguns casos de sucessos, inspirando outros. Durante o evento também foi realizada uma apresentação sobre o Desenvolve SP.

Para Mostarda Neto, Secretário Executivo do Comitê, a presença no workshop foi bastante importante. “De modo geral, foram realizados amplos debates sobre como melhorar e ampliar a atuação dos CBHs junto às suas bases em todo território paulista. Foram constituídos grupos de trabalhos, visando a elaboração de propostas para subsidiar assuntos específicos no âmbito dos colegiados, como a revisão do MPO, a comunicação, os agentes técnicos e a estruturação das secretarias executivas dos comitês”, comentou. 

De acordo com o Secretário, todas as ações são importantes para que os comitês possam, efetivamente, avançar nas ações para uma melhor gestão dos recursos hídricos.

Oficina de Integração 

Na sequência dos trabalhos, o Secretário Executivo também representou o CBH-SM na oficina de integração do Comitê da Bacia do Rio Grande, na cidade de Ribeirão Preto. Durante a oficina, foram tratados assuntos de interesse dos CBHs afluentes. “Durante a oficina acompanhamos e participamos de debates envolvendo as questões da implantação da cobrança pelo uso das águas, tendo em vista o arranjo institucional, uma vez que se trata de uma bacia federal com abrangência dos estados de São Paulo e Minas Gerais”, salientou. 

De acordo com o Engº Mostarda, o grande desafio é integrar os planos das bacias regionais produzidos pelos Comitês de base, ao plano de âmbito federal. “Considerando que o CBH do Rio Grande está em fase de estruturação dos seus instrumentos de gestão, houve consenso de que o momento é bastante oportuno para o desenvolvimento dessa integração, entre os comitês que compõem a Bacia do Rio Grande”, destacou. 

“Outro momento importante da Oficina foi o registro feito pelo CBH-SM sobre a necessidade de se buscar uma solução para as descargas do esgoto gerados pelo município de Sapucaí Mirim e, lançados, diretamente, no Rio Sapucaí-Mirim, fato que afeta a cidade de São Bento do Sapucaí”, concluiu. 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *