PSA HIDRÍCO

CONHEÇA

O “PSA” ou Pagamento por Serviços Ambientais é um programa em que o dono das terras se dispõem a “abrir mão” de uma determinada área em sua propriedade em favor de sua conservação, garantindo as condições necessárias para a manutenção dos serviços prestados por aquele ambiente natural.

O proprietário rural recebe um pagamento de incentivos ou uma compensação financeira para preservar as nascentes da sua propriedade. Estas práticas visam recuperar e preservar diversos ecossistemas, e toda sua biodiversidade sendo aplicados principalmente para a preservação das águas e das florestas.

O PSA tem como principal objetivo a preservação, manuteção ou recuperação da qualidade das águas e terras. Além disso, representa alternativa na geração de renda dos beneficiários.

De onde vem o dinheiro ou recurso?
O pagamento desses incentivos financeiros vem de recursos gerados em parte pela cobrança do uso da água e emalguns estados existe o ICMS (imposto) ecológico.

Como é pago?
Através de pessoas de sua confiança. São os mediadores, as pessoas que através de um órgão do governo: um Comitê de Bacia Hidrográfica, Universidades ou até ONG’s irão fazer as partes (agricultor e o responsável pelo projeto) entrarem em um acordo.

Como participar?
Procurar a Secretaria de Agricultura, Secretaria do Meio Ambiente, Comitês de Bacia Hidrográfica ou ONG’s em seu município para fazer a inscrição e seguir os regulamentos do PSA de acordo com as Leis Municipais e Estaduais.