Entre os dias 18 e 20 de setembro, o município de São Bento do Sapucaí foi palco de um importante encontro regional que reuniu iniciativas, instituições e projetos dedicados à educação ambiental e à sustentabilidade na Serra da Mantiqueira.

A programação foi promovida pela iniciativa Virando Sustentável, que articulou uma rica troca de experiências entre representantes da sociedade civil, poder público, educadores e articuladores territoriais.

Entre os destaques do evento, esteve a participação do Instituto 5 Elementos, com o projeto 5Rs da Mantiqueira, que tem atuado em diversas frentes para promover a conscientização ambiental a partir dos cinco Rs: Reduzir, Reutilizar, Reciclar, Repensar e Recusar. O projeto é financiado pelo FEHIDRO e tem alcançado escolas, comunidades e gestores públicos com ações educativas e oficinas práticas.

Também esteve presente a Ama São Bento, tomadora do projeto Caminho das Águas para a Sustentabilidade, outra iniciativa financiada pelo FEHIDRO e priorizada pelo CBH-SM, que está elaborando, de forma participativa, o Plano de Educação Ambiental da Bacia Hidrográfica da Serra da Mantiqueira. A proposta envolve a formação de educadores ambientais e articulações com os municípios do território.

O Comitê da Bacia Hidrográfica da Serra da Mantiqueira (CBH-SM) participou ativamente por meio de seu Projeto de Comunicação, executado pela ONG Vale Verde, que instalou um estande com materiais educativos sobre a atuação do comitê. Em celebração ao Dia da Árvore (21/09), foram distribuídas mudas nativas ao público, reforçando o compromisso com a restauração e preservação dos recursos naturais da região.

“Foram dias de muita troca, escuta e inspiração. Acreditamos que fortalecer essas conexões regionais é fundamental para construirmos uma cultura de cuidado com os nossos rios, florestas e comunidades”, destacaram os organizadores do evento.

A ação reafirma o papel dos comitês de bacias como articuladores de políticas públicas, educação ambiental e mobilização social, especialmente em regiões estratégicas como a Serra da Mantiqueira, berço de importantes mananciais de abastecimento.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *