Reunião da Câmara Técnica de Saneamento define prioridades para 2018 03/03/2018

No último dia 27 de fevereiro, os membros da Câmara Técnica de Saneamento do CBH-SM estiveram reunidos para sua primeira reunião do ano. Na ocasião conduziu a reunião o coordenador, Sr. Claudio Wiechmann, representante da Secretaria de Estado da Agricultura no comitê.

A reunião foi convocada para que os membros pudessem estabelecer prioridades para o ano de 2018 e fazer um balanço das ações realizadas. O Secretário Executivo do CBH-SM, Nazareno Mostarda Neto, lembrou que no início das atividades do CBH-SM a Serra vivia um momento difícil: "em 2001 quando começamos as atividades do comitê, somente Santo Antônio do Pinhal possuia uma estação de tratamento de esgoto, hoje, 17 anos depois, temos uma situação bem melhor com estações em todos os três municípios, com destaque para a ETE de Campos do Jordão, que é uma dar mais modernas do mundo", destacou.

O Secretário Adjunto de Meio Ambiente de Campos do Jordão, Tadeu Sales, explicou que o desafio na cidade agora é outro: fazer com que imóveis que ainda não estejam ligados à rede e que estão aptos para tal, façam suas ligações, para isso ele relatou que a Prefeitura notificou mais de mil imóveis que precisam fazer a ligação à rede e mesmo assim ainda houve pouca adesão ao chamad feito inclusive pela imprensa local,  explicou ainda que a última etapa deste processo consistirá na emissão de multas aos proprietários que possuem a rede disponível e não realizam a conexão.

O Coordenador da CT-SAN, Sr. Claudio Wiechmann solicitou à SABESP que compareça à proxima reunião da Câmara, marcada para março, para apresentar quais são os planos de investimentos para os municípios, para que assim o CBH priorize investimentos em áreas isoladas, onde a SABESP não possui planejamento para investir no curto e médio prazos

A Vereadora de Santo Antônio do Pinhal, Sra. Caren, fez um breve histórico das últimas ações realizadas no municío, com investimentos do FEHIDRO, como a estação de tratamento no bairro rural do Cassununga e as fossas que serão instaladas no Sertãozinho e Lajeado. Também ressaltou a necessidade de atendimento à outros pontos da cidade que necessitam de ampliação da rede de coleta.

Ao final da reunião, ficou acordado que os municípios apresentarão na próxima reunião os locais prioritários para receber investimentos, esses dados serão confrontados com o plano de metas da SABESP e após esse processão serão definidas ações nos três municípios com a finalidade de melhorar a qualidade das águas, levando senamento prioritariamente às areas isoladas.

Finalizando a reunião, Mostarda ressaltou que é necessário agir: "já estamos fazendo o levantamento dos dados, solicitando o plano elaborado pela Sabesp, vamos unir aos Planos de Saneamento, Plano de Bacias e definir onde serão empregados os recursos do FEHIDRO já para o pleito de 2018. É uma soma de esforços para melhorar os recursos hídricos na Serra da Mantiqueira".