Plenária do CBH-SM aprovou deliberações e Projetos FEHIDRO 23/06/2017

Na manhã desta quinta-feira, 22 de junho, o Comitê das bacias Hidrográficas da Serra da Mantiqueira realizou mais uma importante Reunião Plenária. O encontro que reuniu todos os representantes dos segmentos que compõem o CBH aconteceu em um restaurante em Santo Antônio do Pinhal.

A reunião foi comandada pelo Vice Presidente do CBH-SM, Engº Luiz Roberto Barretti, que dividiu a mesa diretora com o Prefeito de Santo Antônio do Pinhal, Clodomiro Júnior, O Secretário Executivo, Nazareno Mostarda, a Prefeita de Monteiro Lobato, Daniela Cassia e a Secretária de Meio Ambiente de São Bento do Sapucaí, Beatriz.

Foram aprovados projetos para financiamento FEHIDRO 2017, que contemplam os três municípios que compõem a base de atuação do UGHRI 1, são empreendimentos de contenção de margens de rios, tratamento de esgoto em áreas rurais, instalação de lixeiras subterrâneas e a implantação de um programa de Pagamento por Serviços Ambientais - PSA, na Serra da Mantiqueira. O valor aprovado para todos estes investimentos é de aproximadamente R$ 3,4 milhões. Os projetos aprovados pela Plenária seguem para análise do corpo técnico do Fehidro, onde posteriormente os tomadores serão convocados para assinatura dos contratos de repasse.

O Relatório de Situação 2017/2016 também foi aprovado pelos presentes, sendo fruto de um trabalho multidisciplinar realizado pela Câmara Técnica de Planejamento e Assuntos Institucionais (CT-PAI), o relatório trás consigo informações referentes à situação da quantidade e qualidade das águas, servindo como mecanismo de análise e apoio para políticas de recursos hídricos na região.

O Instituto de Pesquisas Tecnológicas - IPT, também esteve presente no evento, onde apresentou à todos os trabalhos desenvolvidos, explicando principalmente aos municípios quais são os serviços prestados para melhoria das cidades, bem como alguns serviços facilitados que os municípios podem solicitar através da Secretária  de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Inovação, neste aspecto a Prefeita de Monteiro Lobato, colaborou com a apresentação dos profissionais do IPT e salientou que por muitas vezes se valeu de estudos técnicos disponibilizados pelo Instituto para resolver impasses no município.

Ainda durante a Reunião Plenária, a atual diretoria prestou homenagem à ex-vereadora Sra. Rachel Ribeiro da Silva Carvajal, que por muitos anos representou o legislativo Pinhalense no colegiado, sempre disposta e atuante.

O secretário Executivo, Nazareno Mostarda, avalia que este foi mais um importante passo para melhoria das condições hídricas na Serra da Mantiqueira, com aprovação de projetos de interesse do coletivo, salientou ainda o clima de cooperação e harmonia entre todos: "Construímos com a ajuda do nosso Presidente Fred e toda a diretoria um momento em que todos colaboram e dialogam para que a solução seja a melhor para as cidades com harmonia e cooperação entre todos. Com isso quem sai ganhando é a população da Serra da Mantiqueira, que pode contar conosco para garantir melhorias nos recursos hídricos da região" finalizou.