Ação Pró-Rio

Data do Evento: 19/06/2010

A Ação Pró-Rio, promovida no dia 19 de junho, retirou um caminhão abarrotado de lixo do Ribeirão da Serraria, corpo d’água que corta o Bairro Santa Cruz, em Campos do Jordão. A atividade, promovida pela vereadora Maria Joaquina dos Santos em parceria com o Comitê das Bacias Hidrográficas da Serra da Mantiqueira (CBH-SM),Associação dos Moradores do Bairro Santa Cruz e Mutirão Ecológico de São Francisco Xavier, mobilizou cerca de 30 voluntários, autoridades municipais e imprensa e encerrou as atividades em comemoração ao Dia do Meio Ambiente.

Logo cedo, às 7h30, os voluntários se reuniram na EMEF “Profª Lucilla Florence Cerquera”, onde tomaram um café da manhã reforçado e receberam luvas, galochas e sacos de lixo antes de começar o trabalho. Menos de uma hora depois, todos já estavam devidamente equipados e o trabalho começou nas margens do Ribeirão da Serraria.

Um caminhão de lixo acompanhou o grupo durante todo o percurso de 1,5 km para coletar o material retirado das águas. Os objetos encontrados foram os mais variados, desde as comuns garrafas pet e sacolas de supermercado até pneus, cobertores e uma televisão.

Todo o material recolhido pelos voluntários foi inicialmente depositado em frente à escola para sensibilizar a comunidade jordanense a cuidar melhor do ribeirão que está tão próximo de suas casas. Posteriormente, por estar contaminado, o lixo foi encaminhado ao aterro Sanitário de Santa Isabel. A cidade de Campos do Jordão está localizada dentro de uma Área de Proteção Ambiental (APA) e como tal deve enviar seus resíduos para outros municípios. As atividades acabaram em um delicioso almoço oferecido aos participantes na escola do bairro.

Para a idealizadora da ação, todos os objetivos do evento foram alcançados. “Foi tudo 100%: conseguimos percorrer o trecho proposto, retiramos o lixo e mobilizamos a comunidade”, avalia a vereadora Maria Joaquina.

Fabrício César Gomes, Secretário-Executivo do CBH-SM, acredita que mais ações como esta devem ser estimuladas na região. “Na avaliação do Comitê, a atividade foi muito positiva, esclarecedora e educativa. Do nosso ponto de vista, iniciativas que promovam a destinação adequada dos resíduos sólidos visando à não-poluição dos recursos hídricos são sempre importantes”, diz.

Segundo a vereadora, a próxima Ação Pró-Rio está prevista para o mês de agosto. Nesta ocasião, os voluntários farão a limpeza de corpos d’água entre os bairros Vila Albertina e Abernéssia, até a altura do Ginásio Esportivo Municipal.

Entre as autoridades que prestigiaram o evento estavam a Prefeita Municipal Ana Cristina Machado César, vereadores, membros do CBH-SM e representantes da Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo (SABESP) e da Defesa Civil.

Visualizar todos