CBH-SM atinge a marca de R$ 24 milhões investidos na Serra da Mantiqueira

No ultimo dia 12 de novembro, o CBH-SM realizou sua última reunião plenária do ano, aprovando novos investimentos em obras e serviços na Serra da Mantiqueira, nesta plenária foram deliberados mais R$ 800 mil, totalizando R$ 2,5 milhões em 2019.
O Comitê das Bacias Hidrográficas da Serra da Mantiqueira, está localizado em Campos do Jordão e também abrange os municípios de São Bento do Sapucaí e Santo Antonio do Pinhal e tem por objetivo, discutir, planejar e implementar ações que busquem a melhoria da quantidade e qualidade dos recursos hídricos. Com foco especial na gestão da água, o CBH-SM é um colegiado que reune três segmentos em sua estrutura: Estado, Municípios e Sociedade Civil, todos com igual número de participantes, cada qual trazendo suas reivindicações e opiniões.
Instalado em 2001, o CBH-SM já aplicou mais de R$ 24 milhões nos municípios que compõem sua área de atuação. São diversos projetos, obras e estudos que compõem o rol de melhorias que foram implementadas ao longo desses 18 anos, dos quais podemos destacar: o planejamento e instalação de estações de tratamento de esgotos em áreas rurais isoladas, construção de muros de contenção em margens dos principais rios da bacia, criação de programa de pagamento por serviços ambientais (PSA), recuperação de nascentes e cursos d’água, elaboração de planos de micro e macro drenagem, entre outros. Além da deliberação acerca de recursos do FEHIDRO, o CBH-SM também é local de discussão e mobilização para as questões ambientais, através de nossas rodadas de conversas, saíram importantes apoios e solicitações, que se refletiram em ações positivas para a UGRHI1, neste sentido, podemos citar como exemplo o saneamento: hoje os três municípios possuem estações de tratamento, fruto da mobilização de vários segmentos em conjunto com o Comitê das Bacias, e hoje podemos enaltecer o fato de Campos do Jordão, por exemplo, possuir a ETE mais moderna da américa latina.
A educação ambiental também faz parte do campo de atuação do Comitê, promovendo anualmente ao menos três eventos de conscientização e mobilização em torno da questão ambiental, quase sempre no recinto escolar, em parceria com as Secretarias Municipais e Estadual de Educação, engajando a juventude quanto à preservação dos recursos naturais da Serra da Mantiqueira.
A sede do CBH-SM está localizada em Campos do Jordão, em uma estrutura necessária para a realização das reuniões dos membros e das câmaras técnicas que reunem técnicos de diversas áreas para discutir e analisar assuntos como: Turismo e Educação Ambiental, Saneamento, Outorga e Cobrança pelo uso da água e Planejamento, sendo um ponto de encontro de todos os segmentos que compõem o colegiado, de fácil acesso e imprescindível para a execução dos trabalhos.
Vários indicadores apontam ao passar dos anos a melhoria da qualidade e quantidade dos recursos hídricos da região.