Estudantes de Campos do Jordão constroem ecobarreira e são finalistas de Projeto da ONU

Na tentativa de reduzir o uso do plástico entre as comunidades, a ONU Meio Ambiente lançou o desafio Mares Limpos. Uma mobilização global para reduzir o uso de plástico descartável nas escolas e no dia a dia das crianças. Dentre os 10 projetos selecionados no país, está o da Escola Interação, de Campos do Jordão.

O projeto vencedor foi a construção de uma ecobarreira no Rio Capivari. Construídas com galões envoltos em uma rede, a ecobarreira segura o lixo plástico que flutua no rio. Batizado “Do Rio para o Mar”, o projeto foi executado pelos alunos do segundo ano do Ensino Médio, idealizado pelo Professor de Biologia, Marcelo Carvalho. Mas o projeto “ganhou” toda a escola, envolvendo pais, professores, funcionários e alunos de todas as idades, que recolheram plásticos descartáveis em suas casas.

As ecobarreiras fizeram tanto sucesso que mais duas estão sendo feitas pelos alunos, para serem colocadas em outros pontos do rio. A ideia é sensibilizar e conscientizar também a cidade para o uso indiscriminado de plásticos.

O projeto tem o apoio da Prefeitura Municipal de Campos do Jordão e do Comitê das Bacias da Serra da Mantiqueira, CBH-SM.

As outras nove escolas que estão na final são das cidades de Curitiba (PR), Ribeirão das Neves (MG), Águas Belas (PE), Alvorada (RS), Itajaí (SC) e no Estado de São Paulo ,de Campinas, Cananeia, Itanhaém e Rio Claro.